Nova Almeida

novaalmeida
Nova Almeida, praia bucólica, abriga o segundo monumento histórico mais visitado do Espírito Santo: a Igreja e Residência Reis Magos, inaugurada em 1615 e tombada como patrimônio pelo IPHAN.

Na região, há a formação de falésias, muito usadas pelos praticantes de parapente, e uma concentração de recifes que formam verdadeiros aquários naturais. Amantes da natureza procuram suas praias para realizar caminhadas longe do ruído da cidade.

 

Jacaraipe

Principal balneário da Serra, com todas as comodidades de um bairro residencial, Jacaraípe tem suas praias localizadas a 26 km de Vitória e são excelentes para a prática de surf, windsurf e bodyboard. Além disso, o balneário tem um carnaval muito concorrido e agitado.

Curiosidade: Jacaraípe significa “caminho dos jacarés”, nome dado pelos índios Tupiniquins que habitavam a região.

Igreja e Residência dos Reis Magos

A Igreja Residência dos Reis Magos, no balneário de Nova Almeida, é o um dos antigos aldeamentos jesuíticos no Espírito Santo tendo sofrido grande obra de restauro que lhe devolveu a integridade física, tendo em vista ter sido tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 21 de setembro de 1943.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

conceicao
Mais conhecida como Igreja Matriz, foi construída na Aldeia, em 1556, aos pés do Mestre Álvaro. Anos depois, em função de uma epidemia de varíola, a aldeia foi transferia para outra localidade, hoje, Serra Sede, iniciando-se a construção da nova Igreja Matriz, inaugurada em 1976.

Destacamos também que a apresentação de banda de congo mirim é realizada em frente à Igreja Matriz, nos dias de Na Senhora da Conceição (08/12) e São Benedito (26/12)  O congo é uma manifestação típica do folclore capixaba e se mantém vivo através das novas gerações que aprendem ritmos, músicas e danças com os integrantes mais velhos.

  • Localização: Praça Barbosa Leão, s/nº, Serra – sede
  • Telefone: (27) 3251-1187
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 15:30h às 19h
  • Horário de missas: terça às 6h, quinta às 19:30, domingo das 8h às 19:30, toda 1ª sexta-feira do mês às 19:30h.
  • Maiores informações pelo site www.serra.es.gov.br

Casa de Congo Mestre Antônio Rosa

congo2

O congo é a maior manifestação folclórica do Estado do Espírito Santo e a Serra é o celeiro dessa cultura no Estado. No dia de 26 de Dezembro, a Festa de São Benedito, em 26 de Dezembro, chega a atrair cerca de 70 mil pessoas à sede do município. O símbolo dessa festa é a casaca, também conhecida como reco-reco, mas também tem o tambor que são confeccionados pelos próprios congueiros.

A Casa de Congo Mestre Antônio Rosa é um espaço cultural que abriga o acervo das bandas de congo e do folclore em geral do município. Serve como referencial para estudantes de todos os níveis, pesquisadores e turistas. Foi inaugurada em agosto de 2000.

  • Localização: Rua Cassiano Castelo, na Praça João Miguel, s/n, Serra-sede.
  • Telefone: (27) 3251-5870
  • Funcionamento: segunda a sexta das 07h às 18h. (Finais de semana e feriados somente com agendamento prévio).